Kathleen Eileen Moray Smith, mais conhecida como Eileen Gray, foi uma arquiteta e designer irlandesa e pioneira da arquitetura moderna, também bastante conhecida por incorporar o trabalho da laca com luxo no International Style.
Em vida, Eileen Gray foi pouco reconhecida durante a maior parte de sua carreira, mas hoje é lembrada como uma das mais influentes designers e arquitetas do início do século XX, junto a Florence Knoll.
Inclusive, Gray foi uma das primeiras mulheres reconhecidas internacionalmente na atividade do desenho industrial. Ela esteve sempre à frente de sua época. Tantos anos após seu legado e ainda é considerada a essência do Modernismo.
Eileen Gray nasceu em 1878 e faleceu em Outubro de 1976, em Paris. Foi criada no seio de uma família aristocrática de origem irlandesa e escocesa. Estudou em Londres, mudando-se depois para Paris, em 1902. Alcançou fama pelo seu trabalho ao mesmo tempo que levava o estilo de vida boêmio de uma mulher independente. Como arquiteta, criou uma das mais famosas casas do século XX, a E.1027, à beira mar.
Atualmente as versões originais feitas pela própria designer, como a Mesa Eileen Gray, valem milhões em leilões e gênios criativos do mercado imobiliário. Além disso, réplicas das suas peças ainda fazem grande sucesso.
Seu reconhecimento, embora tardio, rendeu-lhe exposições dos seus trabalhos em Museus em Londres e no Centro Pompidou, um longa-metragem sobre sua vida, chamado “The Price of Desire”, um documentário “Gray matters” e a exposição permanente de suas criações no Museu nacional da Irlanda.