Florence Marguerite Schust (‘Shu”), nasceu em Saginaw, EUA, em 1917 e faleceu em Coral Gables, Flórida, aos 101 anos.
Florence perdeu o pai aos 5 anos e a mãe aos 12, ficando sob os cuidados de sua guardiã legal Emile Tessin, que a matriculou na escola interna Kingswood, em Michigan. Foi orientada pela diretora de arte da escola, Rachel de Wolfe Raseman, e juntas fizeram o projeto de design para a integração de um ambiente interno com um externo. Este projeto despertou seu interesse pela arquitetura e a fez ser notada pelo arquiteto e presidente da Academia de Artes de Cranbrook, Eliel Saarinen, do qual ficou muito próxima.
Em 1936, retornou a Michigan para dar continuidade aos estudos de arquitetura em Cranbrook, onde fez experimentações para a fabricação de móveis com Eero Saarinen e Charles Eames.
Florence mudou-se para Massachusetts, para trabalhar com Walter Gropius e Marcel Breuer, fundador e ex-aluno e mestre da Bauhaus, respectivamente. Antes de terminar a graduação, matriculou-se no Instituto de Tecnologia de Illinois, sob orientação de Mies Van Der Rohe, ex-diretor da Bauhaus e em 1941 recebeu o diploma de bacharelado em arquitetura.
Em 1940, casou-se com o alemão Hans Knoll e tornou-se parceira de sua empresa americana Knoll Associates, líder na fabricação de produtos de escritório, sistemas de armazenamento, mesas , escrivaninhas, móveis de assento, têxteis e acessórios para casas e ambientes de trabalho. Florence se profissionalizou no design de interiores e combateu os estereótipos de gênero relacionados à decoração como finalidade da estética.
Em 1955, com a morte do marido, ela continuou à frente da companhia até se aposentar em 1965.
Fonte: https://teoriadodesign.com/florence-knoll-bassett/