Isamu Noguchi nasceu em Los Angeles, em 1904, e foi um dos escultores mais aclamados do século XX, porém, durante sua vida artística, ele não criou somente esculturas. Decorações de jardins, móveis, arquitetura e até design de iluminação fizeram parte de sua carreira. Seus trabalhos colocaram um novo padrão para a reintegração das artes na arquitetura.
Em 1906 sua mãe o levou para o Japão. Lá começou a apreciar as artes, retornando mais tarde aos EUA. Entrou na Universidade de Colúmbia para estudar medicina e ao mesmo tempo frequentava aulas de escultura no Lower East Side. Logo se deu conta que a arte era sua vida e abandonou a faculdade para se dedicar à ela.
Noguchi viajou o mundo aprendendo! Ele descobriu o impacto de trabalhos em larga escala no México, aprendeu sobre cerâmica e decorações de jardim no Japão, técnicas sutis de pintura com pincéis finos na China, e viu a pureza do trabalho com mármore na Itália. Tudo isso depois foi sendo incorporado em seu trabalho e o tornou conhecido mundialmente.
Ele acreditava que a tarefa do escultor seja moldar o espaço, para dar-lhe forma e significado, e que a arte deve “desaparecer”, ou ser como um de seus adjacentes.
“Qualquer material, qualquer ideia, sem impedimentos, nascido no espaço, considero uma escultura.” (Isamu Noguchi)
Isamu faleceu em 1988, deixando um grande legado no mundo da arte e design.