Independentemente do tamanho da sua casa, a mesa de jantar é um dos itens essenciais e será usada todos os dias, presente em momentos especiais com a família e amigos. Por isso é indispensável se atentar a alguns detalhes no momento de escolher a sua. Nós da Essência Móveis separamos algumas dicas importantes que vão te ajudar na hora de escolher a mesa de jantar ideal para o seu lar!
Em nosso catálogo você encontra uma variedade de modelos disponíveis com diferentes medidas e acabamentos. Além disso, nosso diferencial é fabricar uma mesa personalizada de acordo com seu desejo e necessidade, inclusive em tamanho. Temos uma diversidade de materiais e formatos em estruturas e tampos.
Diante de tantas opções, surgem algumas dúvidas, e para te ajudar nessa escolha listamos alguns pontos relevantes:
1º: O tamanho perfeito:
Quantas pessoas moram na casa? Você tem espaço disponível? Vocês costumam receber visitas de familiares e amigos? Eles participam das refeições?
Essas são algumas perguntas imprescindíveis. Se é um hábito receber convidados em casa e o espaço comporta uma mesa grande, vale a pena procurar por modelos maiores. Caso contrário, você pode optar por um modelo menor que não comprometa o espaço de circulação, inclusive.
Normalmente são necessários no mínimo 90 cm ao redor da mesa e uma distância de 20 cm entre uma cadeira e outra. Por isso, a primeira tarefa é medir o espaço e, a partir disso, definir as medidas da mesa.
2º O formato ideal:
O próximo passo é pensar no formato: redondo, quadrado, oval ou retangular.
Os modelos arredondados são excelentes opções para uma melhor distribuição das cadeiras, pois permite uma interação melhor entre os ocupantes.
As mesas retangulares são mais indicadas para ambientes compridos e estreitos. Uma opção interessante para esse modelo, é usá-la com bancos, dessa forma será possível um melhor aproveitamento do espaço para acomodar mais pessoas.
Já as mesas quadradas são lindas e garantem um charme especial ao ambiente, mas para usá-las é necessário que o local seja amplo em largura e comprimento para não prejudicar o espaço de circulação.
Outra dica valiosa é escolher com cuidado o modelo de cadeira. Se o seu espaço é pequeno, você pode optar pelas cadeiras estreitas e sem braços, para evitar a sensação de “aperto” na mesa.
3º Encontre o seu estilo
Agora é hora de escolher os acabamentos!
Para esse passo, você deve considerar o estilo do ambiente, se prefere por modelos contemporâneos, minimalistas, modernos... É possível trazer a identidade dos moradores para essa área da casa e um exemplo interessante é combinar uma mesa clássica, como a Saarinen, por exemplo, com uma cadeira de cada modelo. Fica incrível!
Alguns modelos com base pedestal oferecem mais espaço para as pernas e podem parecer íntimas e aconchegantes. As opções em madeira também trazem aconchego para o espaço e se não gosta dos modelos todos em madeira, pode escolher alguns modelos com a estrutura em outro material como as Mesas FK, Eros e Náutica.
A harmonia é capaz de transformar um ambiente!
Qualquer dúvida você pode entrar em contato com uma de nossas consultoras pelos nossos canais de atendimento (Telefone, WhatsApp, Instagram e Facebook). Será um prazer te atender!